Bignoniaceae

Jacaranda macrantha Cham.

Como citar:

Monira Bicalho; Eduardo Amorim. 2021. Jacaranda macrantha (Bignoniaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

482.057,796 Km2

AOO:

492,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil (Farias-Singer, 2020), com distribuição: no estado do Espírito Santo — nos municípios Linhares, Pinheiros e Santa Teresa —, no estado de Minas Gerais — nos municípios Araponga, Barroso, Belo Horizonte, Carangola, Conceição do Mato Dentro, Descoberto, Guaraciaba, Inconfidentes, Itambé do Mato Dentro, Itamogi, Juiz de Fora, Lavras, Luminárias, Mariana, Marliéria, Nova Lima, Ouro Preto, Paraopeba, Patrocínio, Piedade do Rio Grande, Poços de Caldas, Rio Vermelho, São Sebastião do Paraíso, Serro, Simonésia e Viçosa —, no estado do Rio de Janeiro — nos municípios Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Natividade, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Silva Jardim, Teresópolis e Volta Redonda —, no estado de São Paulo — nos municípios Assis, Campinas, Cananéia, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Iguape, Ilha Comprida, Iperó, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Jacareí, Jundiaí, Louveira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mombuca, Rio Claro, Salesópolis, São José do Barreiro, São Paulo e Vinhedo —, e no estado de Sergipe — no município Tomar do Geru.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2021
Avaliador: Monira Bicalho
Revisor: Eduardo Amorim
Categoria: LC
Justificativa:

Jacaranda macrantha é uma árvore de até 10 m de altura, endêmica do Brasil (Farias-Singer, 2020). Popularmente conhecida como carabobinho e caroba, foi coletada em Floresta Ombrófila e Floresta Ombrófila Mista associadas à Mata Atlântica e Cerrado em diversos Estados do Brasil. Apresenta distribuição ampla, EOO de 397354 km², mais de 10 situações de ameaças e constante presença em herbários, inclusive com coletas recentes, e ocorrência confirmada dentro dos limites de Unidades de Conservação de Proteção Integral. Os valores de EOO e o número de situações de ameaça, extrapolam os limiares para a inclusão da espécie em uma categoria de ameaça. Apesar de ter indicação de usos (Miranda, 2014, Tropical Plants Database, 2021) que possam comprometer sua perpetuação na natureza, não existem dados de declínios populacionais para aplicação de outros critérios. Assim, Jacaranda macrantha foi considerada como de Menor Preocupação (LC), demandando ações de pesquisa (distribuição, tendências e números populacionais) a fim de ampliar o conhecimento disponível e garantir sua sobrevivência na natureza.

Possivelmente extinta? Não
Histórico:
Ano da valiação Categoria
2012 LC

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Linnaea 7: 552, 1832. É reconhecida pelos folíolos largos um tanto bulados, flor de cor escura e frutas finamente lenhosas com uma margem reta ou levemente ondulada (Gentry, 1992). Popularmente conhecida como carabobinho e caroba em português (Farias-Singer, 2020).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Sim
Detalhes: A árvore colhida na natureza é muito ornamental, principalmente quando em flor; a árvore é plantada em jardins e parques (Miranda, 2014, Tropical Plants Database, 2021). Jacaranda macrantha Cham. também é formada por madeira moderadamente pesada, podendo ser empregada na construção civil, na fabricação de móveis e instrumentos musicais, e de modo geral, na marcenaria e carpintaria (Miranda, 2014). Sementes e mudas de Jacaranda macrantha Cham. também podem ser encontradas em diversos sites, segundo pesquisas realizadas em 2021 (ClickMidas, 2021, Dancruz Plantas, 2021, MFRural, 2021, Sítio da Mata, 2021).

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Mata Atlântica, Cerrado
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial), Floresta Ombrófila Mista
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore com até 10 m de altura (Gentry, 1992). Ocorre na Mata Atlântica e Cerrado, em Floresta Ombrófila e Floresta Ombrófila Mista (Farias-Singer, 2020).
Referências:
  1. Farias-Singer, R., 2020. Jacaranda. Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB114150 (acesso em 08 de setembro de 2021)
  2. Gentry, A.H., 1992. Bignoniaceae - Part II (Tribe Tecomeae). Flora Neotrop. 25, 1–370.

Ações de conservação (4):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro (Pougy et al., 2018).
Referências:
  1. Pougy, N., Martins, E., Verdi, M., Fernandez, E., Loyola, R., Silveira-Filho, T.B., Martinelli, G. (Orgs.), 2018. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora endêmica ameaçada de extinção do estado do Rio de Janeiro. Secretaria de Estado do Ambiente-SEA: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 80 p.
Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da Serra do Espinhaço Meridional (Pougy et al., 2015).
Referências:
  1. Pougy, N., Verdi, M., Martins, E., Loyola, R., Martinelli, G. (Orgs.), 2015. Plano de Ação Nacional para a conservação da flora ameaçada de extinção da Serra do Espinhaço Meridional. CNCFlora: Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Laboratório de Biogeografia da Conservação: Andrea Jakobsson Estúdio, Rio de Janeiro. 100 p.
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território Campinas - 18 (MG, SP), Território PAT São Paulo - 20 (SP), Território São João del Rei - 29 (MG), Território Vale do Paraíba - 30 (RJ), Território Rio de Janeiro - 32 (RJ), Território PAT Capixaba-Gerais - 33 (ES, RJ), Território PAT Espinhaço Mineiro - 10 (MG).
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental Corumbataí, Botucatu e Tejupá Perímetro Corumbataí, Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João - Mico Leão, Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca, Área de Proteção Ambiental de Cananéia-Iguapé-Peruíbe, Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, Área de Proteção Ambiental de Tinguá, Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu, Área de Proteção Ambiental do Itacuru, Área de Proteção Ambiental Ilha Comprida, Área de Proteção Ambiental Jundiaí, Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, Área de Proteção Ambiental Piracicaba Juqueri Mirim Área I, Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, Área de Relevante Interesse Ecológico Zona de Vida Silvestre daÁrea de Proteção Ambiental da Ilha Comprida, Floresta Estadual de Assis, Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual do Rio Doce e Reserva Extrativista Mandira.

Ações de conservação (2):

Uso Proveniência Recurso
9. Construction/structural materials natural stalk
Jacaranda macrantha é colhida na natureza para uso local de sua madeira, moderadamente pesada. É utilizado para trabalhos de interiores em construção para fins como lambris e divisórias internas; fabricação de móveis, instrumentos musicais, solas de madeira, carpintaria e marcenaria em geral. Também podendo ser empregada na construção civil, na fabricação de móveis e instrumentos musicais, e de modo geral, na marcenaria e carpintaria (Miranda, 2014, Tropical Plants Database, 2021).
Referências:
  1. Miranda, T.D., 2014. Morfoanatomia de órgãos vegetativos e regeneração in vitro a partir de segmentos radiculares de Jacaranda ulei Bureau & K. Schum (Bignoniaceae). Dissertação (Mestrado em Botânica) —Universidade de Brasília, Brasília.
  2. Tropical Plants Database, 2021. Jacaranda macrantha. Ken Fern. tropical.theferns.info. URL tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Jacaranda+macrantha (acesso em 20 de setembro de 2021).
Uso Proveniência Recurso
13. Pets/display animals, horticulture natural whole plant
A árvore colhida na natureza é muito ornamental, principalmente quando em flor; a árvore é plantada em jardins e parques (Miranda, 2014, Tropical Plants Database, 2021).
Referências:
  1. Miranda, T.D., 2014. Morfoanatomia de órgãos vegetativos e regeneração in vitro a partir de segmentos radiculares de Jacaranda ulei Bureau & K. Schum (Bignoniaceae). Dissertação (Mestrado em Botânica) —Universidade de Brasília, Brasília.
  2. Tropical Plants Database, 2021. Jacaranda macrantha. Ken Fern. tropical.theferns.info. URL tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Jacaranda+macrantha (acesso em 20 de setembro de 2021).